Qualificação de Daniela Lasso de la Vega Pereira

Realizou-se a Qualificação de Daniela Lasso de la Vega Pereira, para Mestrado, em 05 de abril do corrente ano, orientanda da Profa Dra Lineide Salvador Mosca. Estiveram na banca os professores doutores Luiz Antônio Ferreira (PUC/SP) e Ana Rosa Dias Ferreira (PUC/SP). O tema de seu trabalho foi “Estratégias Retóricas em editoriais jornalísticos online: a função da metáfora como saliência”.

Centrada no exame de editoriais de cinco jornais brasileiros, quais sejam, A Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, A Gazeta do Povo (Paraná), O Globo (R.Janeiro) e Zero Hora (R.Grande do Sul), Daniela deu relevo ao uso da metáfora por parte dos jornalistas, como parte da construção de seu perfil (seu éthos) e do jornal em que se insere, o éthos institucionalizado. A disposição de influenciar é patente nos editorialistas, estando comprometidos com o logos (os argumentos a construir) por meio de sua intencionalidade persuasiva. Tratar-se-á de um evento comunicativo e, portanto, de um movimento interativo, que inclui uma análise sócio-cultural e as repercussões patêmicas (que tocam o páthos) decorrentes.

O suporte online requer um tratamento especial, por ser parte de uma cultura eletrônica, e levará ao estudo das redes metafóricas que se estabelecem em seu interior (bélicas, de saúde, escolares, teatrais, entre as principais). Cabe, entre os objetivos do trabalho, sinalizar as atitudes de otimismo/pessimismo, de encorajamento/desafio, delineadas pelo cotejo das relações sócio-comunicativas e discursivo-retóricas construídas no conjunto dessas manifestações e que legitimam as posições da cada jornal.