Quem Somos

É objetivo do Grupo GERAR propiciar reflexão sobre a importância da intervenção de fatores retórico-argumentativos nas atividades discursivas dos falantes, assim como apontar as contribuições trazidas pelas diversas abordagens das  Teorias da Argumentação. O ponto de partida é a Retórica greco-latina, em sua continuidade nos estudos contemporâneos, com destaque para a Nova Retórica de procedência perelmaniana, num trabalho de reexame e expansão daquela que
está  à  sua base.

Cabe compreender e analisar a natureza, o âmbito e os procedimentos da argumentação nas variadas práticas discursivas em circulação na sociedade, em seus distintos universos. Para tanto, a base de sustentação teórica é de natureza sêmio-discursiva e enunciativo-pragmática. Como resultado, espera-se maior tomada de consciência em relação ao discurso e às estratégias que envolvem a sua produção/recepção, ou seja, a sua discursivização num sentido amplo.

A consideração da situação discursiva como elemento determinante da produção de sentido, a preocupação com o público/auditório, a busca de adesão do interlocutor, a diminuição da distância e das diferenças entre os sujeitos por meio da argumentação/persuasão constituem os focos básicos dos estudos  em andamento e de outros a GERAR.                                                                                   
 

Histórico do Grupo

O Grupo foi formado em 1994, juntamente com o projeto do coordenador, intitulado “Retórica e Argumentação. Exame de procedimentos discursivos”. Nesses  15 anos de existência, formou 12 doutores e 12 mestres, contando com a colaboração de professores e pesquisadores nacionais e do exterior, quer em suas vindas ao Brasil, a nosso convite, quer na co-orientação de bolsas de estágio no exterior. No ano de 2008, fez o pós-doutorado de um ano, sob supervisão da coordenadora do grupo, o Prof. Dr. Ivo José Dittrich, da UNIOESTE, que também colaborou com o GERAR em diversas atividades. Seminários de Pesquisa do GERAR são organizados, tendo em vista a interdisciplinaridade, tal como ocorreu com os três últimos, cujos enfoques foram  relativos às contribuições dos Estudos do Discurso para as Ciências da Religião, as Ciências Jurídicas e as Ciências da Educação, respectivamente, com destaque para a Argumentação e a Retórica. Todos os interessados são muito bem-vindos aos Seminários e demais atividades do GERAR.