MATÉRIAS - ARTIGOS - RESENHAS
Clique no título para acessar o arquivo
___________________________________________________
FERREIRA, Moisés Olimpio. (1) Estudo do discurso religioso sob a perspectiva da Nova Retórica. (2) A persuasão em risco: as divergências de tradução dos aspectos verbais e as diferentes influências sobre o auditório.(3) A lírica arcaica grega: Arquíloco de Paros. (4) Artigo de opinião: o orador e o auditório na perspectiva da Nova Retórica.
HUBERT, Elizabete Enz. Relações discursivas em Milagres do Brasil São: analogia e metáfora.
MOSCA, Lineide Salvador. In: LIMA LOPES, Fernanda e SACRAMENTO, Igor. (1) Retórica e Mídia. Estudos Ibero-brasileiros. Florianópolis: Ed. Insular, 2009 (orelha). (2) A necessidade da teoria e método interdisciplinares na Análise do Discurso. Robin Tolmach Lakoff In: The handbook of Discourse Analysis. Schriffin, Débora, Tannen, Débora e Heidi Hamilton (coord.), Blackwell Publishing, 2008 [2001] (3) Retórica globalizada: O Sermão do Bom Ladrão, do Pe. Vieira In: Ideação. Revista do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Filosóficas da Universidade Federal de Feira de Santana , coord. Eduardo Chagas de Oliveira. Feira de Santana, v.1,n.19, jan./jun.2008, p. 143-160.
PIRIS, Eduardo Lopes. (1) A dimensão subjetiva do discurso jornalístico: o ethos e o pathos nos editoriais do Correio da Manhã e d´O Globo sobre a deposição de João Goulart.(2) O ensino do discurso citado como recurso argumentativo (3) O ethos e a imagem prévia do enunciador: o exemplo de Márcio Moreira Alves(4) Implicações do ethos para a leitura do discurso literário: análise de um poema de Gregório de Matos. (5) O papel da cenografia na construção do ethos discursivo: estudo de três pronunciamentos parlamentares que antecederam o AI-5. (6) Paixões no discurso jornalístico: da confiança à decepção numa crônica política.
PISTORI, Maria Helena Cruz. Presenças do índio: algumas reflexões a partir de um processo judicial.
RAMOS, Cleonice Men da Silva. Figuras de presença e comunhão: revista impressa de negócios.