Participação da coordenadora do GERAR na 9th International Conference on Argumentation (ISSA)

9th International Conference on Argumentation

International Society for the Study of Argumentation (ISSA)

University of Amsterdam July 3-6 , 2018

Por Lineide do Lago Salvador Mosca

 

Na ISSA reúnem-se importantes conferencistas internacionais, que se apresentam, de quatro em quatro anos, para a CONFERENCE ON ARGUMENTATION. Tendo participado da 8th Conference em 2014, novamente pude participar do evento, sempre minuciosamente organizado em sua programação e na recepção dos participantes.

 O evento compõe-se de conferências de abertura (keynote speeches) a cada dia, proferidas por destacados nomes no campo dos Estudos da Argumentação, desta vez tendo sido convidados Marianne Doury, Dale Hample e David Hitchcock; Sessões de Apresentação, nas partes da manhã e tarde, cujas salas levam os nomes dos principais argumentos, agrupando as exposições por temas, tais como ad hominem room, ad baculum room, ad misericordiam room, equivocatio room, ad verecundiam room, ad populum room, ad ignorantiam room, além de outras mais genéricas. Minha apresentação estava no grupo intitulado rhetorical issues, que acontecia no many questions room e trouxe como tema “Argumentation and self-deliberating: speaking to oneself and speaking about oneself. From the personal to the social”.

Apresentei questões ligadas à noção de auditório universal, examinando em que medida o self é também esse auditório, ou seja, uma encarnação do auditório universal, por suas postulações, sensibilidade e afetos, percepções e expectativas. Como se estabelece a relação com a alteridade (otherness) numa comunicação dialogal, em que se constroem imagens e identidades, com valores persuasivos diferentes, num clima de conflito e de tensão, que vai do íntimo ao social, do “eu” ao “nós”, estabelecendo uma convivência social e favorecendo o “viver junto”. Essas, entre outras questões, foram debatidas com os presentes após a exposição, de 20 minutos, e que será publicada nos PROCEEDINGS do Congresso, tal como ocorreu com minha apresentação em 2014.

A parte social do encontro consistiu de recepções ao cair da tarde, tendo sido uma das mais belas a que se deu numa parte alta da cidade, um verdadeiro palco em que se localiza o Museu Nemo. As editoras Springer e John Benjamins se incumbiram dessa parte, sendo esta última a responsável pelo evento de encerramento. Enfim, foi mais uma oportunidade de cultivar o contato com especialistas nos vários ramos de estudo da argumentação: jurídico, político, educacional, científico, visual, entre outros. A seleção dos participantes foi cuidadosa, sendo aceitas 266 participações das 311 submetidas à apreciação. É, assim, motivo de grande satisfação para nós a oportunidade de ter absorvido tudo isto e enriquecido nossa troca de experiências e saberes.

Lineide do Lago Salvador Mosca

Universidade de São Paulo

21 de julho de 2018   

Data de atualização