Defesa de Doutorado de Emilson José Bento

Breve comentário sobre a Defesa de Tese de Emilson José Bento.

Por Elaine Vincenzi Silveira - GERAR

Título: Extra Ecclesiam Nulla Salus. Interação Polêmica e suas estratégias Retórico-Argumentativas na Polêmica Antidonatista de Agostinho de Hipona.

Neste mês de agosto, tive a honra de assistir à defesa de doutorado do colega Emilson, sob a orientação da Prof. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca que após agradecer a presença de todos e apresentar o orientando ao auditório, “parte fundamental para a retórica”, abriu os trabalhos para a defesa.

Num primeiro momento, após os agradecimentos, Emilson apresentou uma síntese da tese para os presentes. Discorreu sobre a importância da Retórica Clássica em seu trabalho, base para Análise do Discurso; sobre a Unidade e Universalidade da Igreja; a oposição donatista, e sobre Agostinho de Hipona. Com muita clareza, expôs ao auditório, relevantes dados históricos que enriqueceram o arcabouço teórico no contexto religioso, abordando a polêmica entre católicos e donatistas.

Sobre as arguições: De maneira geral, a banca elogiou positivamente o trabalho, não apenas quanto à forma, como também quanto ao conteúdo. Houve sugestões para expansão do sumário e para buscar maior equilíbrio entre a introdução e considerações finais, bem como ampliar a descrição metodológica da tese. Observações estas, na minha modesta opinião, naturais para uma tese dessa grandeza. Contudo, por unanimidade, todos enalteceram o trabalho pela sua originalidade e importância em que toca questões de ordem social, cultural e religiosa da época e pela contribuição aos  estudiosos nele interessados.

 

Data de atualização