X Colóquio do Grupo Era da PUC-SP e II Seminário Internacional de Retórica

Nos dias 14 e 15 de dezembro de 2018, aconteceu o X Colóquio do Grupo ERA e o II Seminário Internacional de Retórica, no prédio da PUC-SP, em Perdizes, São Paulo. O tema central do evento foi Retórica e Educação. Os estudos atuais do Grupo foram apresentados  na forma de comunicações e publicados no livro Retórica, escrita e autoria na escola, pela Blucher Open Access, organizado pelo Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira, coordenador do Grupo ERA. Teve destaque também o lançamento do livro Retórica e multimodalidade, publicado pela Editora da UNIFRAN, organizado pelos professores Maria Flávia Figueiredo e Fernando Aparecido Ferreira, do Grupo PARE, de Franca-SP. O evento contou também com a presença da Profa. Dra.  Lineide do Lago Salvador Mosca, coordenadora do GERAR-USP, e Jairo da Luz Silva, membro do GERAR-USP. A professora Lineide Mosca teve a presença destacada e foi homenageada pelos palestrantes Prof. Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira (PUC-SP) e Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris (UESC). Piris, que fez doutorado sob a orientação da Prof. Lineide Mosca, falou sobre o tema “Por que a escola não ensina argumentação?”. O Colóquio de Retórica do Grupo ERA da PUC-SP é mais um evento sobre os estudos retóricos e argumentativos que acontece anualmente no Estado de São Paulo.