Teorias de Perelman e Grácio embasam ciclo da pesquisa-ação

Por Daniela Lasso de La Vega

Pesquisadora analisou situações argumentativas em sala de aula como construção do conhecimento

No dia 6 de abril, segunda-feira, a Professora, agora mestre, Camila Alderete Capitani, membro do Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação (Universidade de São Paulo), fez sua defesa de mestrado, intitulada: “A operacionalização das teorias de Perelman e de Grácio no ciclo da pesquisa-ação: uma possibilidade de análise das situações argumentativas em sala de aula”.

Com a presença dos arguidores: Prof. Dr. Antonio Henriques e Prof. Dra. Luci Banks Leite, com mediação e orientação da Prof. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca, a Prof. Camila Capitani abordou o tema retórica e educação, com base nas teorias de Perelman e Grácio. A pesquisadora elaborou aulas, sobre argumentação e retórica – lecionadas a um público heterogêneo -, para basear suas pesquisas. Segundo Camila as teorias de Rui Grácio funcionaram perfeitamente em suas macro análises, já as teorias de Perelman e Tyteca foram utilizadas nas micro análises.

A aluna foi aprovada e convidada para realizar seu doutorado com a própria orientadora. Como conclusão de sua tese, a pesquisadora afirma que o professor deve dar a voz crítica a seus alunos, de forma a fazê-los construir um conhecimento, e não apenas colocá-los como sujeitos ouvintes, portadores de um conhecimento reproduzido.