Por Maria Helena Cruz Pistori​

Universidad Nacional de Villa María, de 24 a 26 de junho de 2015

Sob um frio de 0 grau, chegamos – Lineide Salvador Mosca, Maria Helena Cruz Pistori e Emilson Bento, membros do grupo GERAR-USP, a Córdoba, Argentina, no dia 24 de junho de 2015, para participar do II Congreso Internacional de Retórica e Interdisciplina “La cultura y sus Retóricas”. De lá partimos para a cidade de Villa María, distante 149km da capital da província de Córdoba. E já devo dizer: o frio não impediu que o calor dos debates e as controvérsias – alma da retórica, se instaurassem na apresentação das diversas conferências, palestras, simpósios e comunicações das equipes de investigação, como a nossa.

O evento foi promovido por diversas entidades: a Asociación Latinoamericana de Retórica(ALR), o Grupo de Estudios de Retórica (Facultad de Lenguas – Universidad Nacional de Córdoba) e ainda o Centro de Filología Clásica y Moderna (Universidad Nacional de Villa María); envolveu também o III Coloquio Nacional de Retórica e as III Jornadas Latinoamericanas de Investigación en Estudios Retóricos, e ocorreu na cidade de Villa María (Córdoba, Argentina), en la Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Nacional de Villa María. Embora o espanhol tenha se constituído a língua da maior parte das apresentações, o português se fez bem representado não apenas por nossa equipe, mas também por membros de diferentes universidades brasileiras: outros membros da USP, da PUC-SP, UNIFRAN, UFMG e de universidades da Bahia e do Amazonas.

Os estudos visaram à compreensão de nosso contexto sócio-histórico-cultural, suas modificações e formas de percepção e manifestação por meio de novas tecnologias. Consideraram a retórica, um saber tão antigo como moderno, numa zona interdisciplinar: colocando diferentes disciplinas em diálogo, possibilitaram investigações e projetos que articularam vasta gama de pressupostos teóricos e articulações práticas.

Das diversas pesquisas apresentadas, muitas delas de alto valor heurístico, destacamos duas: a primeira, relativa aos estudos clássicos, de Gerardo Ramirez Vidal (Universidade Autônoma do México - UNAM), “La pistis-fides como el objeto próprio de la retórica”, com importantes observações acerca das relações entre a credibilidade/confiança e a persuasão retórica; a outra, relativa a estudos recentes que conjugam achados retóricos a teorias de tradução, de Christine Raguet, da Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3: “Kaleidoscopic repetitions? A case of re- or de- constructing discourse in translation”, numa abordagem estilístico-comparativa da transculturalidade e da intertextualidade na tradução.

Nossa equipe de investigação se reuniu em torno do tema: “Polêmica e debate: o cerne da retórica”. Emilson José Bento apresentou o desenvolvimento de seu promissor trabalho de doutorado, numa análise fundamentada, sobretudo, nos postulados teóricos de D. Garand e A. Hayward sobre os estados da polêmica, na comunicação cujo título foi “Uma proposta de análise de discurso polêmico aplicada a textos religiosos: Agostinho de Hipona e a polêmica antidonatista”; Maria Helena Cruz Pistori, analisou o voto do Ministro Carlos Ayres Brito concernente à constitucionalidade das pesquisas com células embrionárias, em “A polêmica em torno da pesquisa com células-tronco embrionárias: da sociedade para o direito”, aliando categorias da retórica a conceitos oriundos do Círculo de Bakhtin na análise. O encerramento da mesa se deu com a abrangente comunicação da coordenadora do GERAR – Lineide Salvador Mosca, intitulada “Problematizar e polemizar como forma de cidadania”, que, alinhavando autores e filósofos de diferentes épocas, mostrou ainda a coerência interna do grupo de investigação.

De modo geral, enfim, os debates deste II Congreso propiciaram tanto a reflexão sobre os fatores retórico-argumentativos nos diferentes gêneros de discurso como mostraram a produtividade e a atualidade da antiga disciplina, ressaltando a importância da continuidade de seus estudos, tal como tem sido realizado por nosso grupo GERAR.