Presença do GERAR na 20ª Conferência Bianual: ISHR - INTERNATIONAL SOCIETY FOR THE HISTORY OF RHETORIC

Por Cleonice Men da Silva Ramos

Eberhard Karls Universität Tübingen – July 28-31, 2015

Sumário do Evento:  Profa. Dra. Cleonice Men da Silva Ramos – Grupo GERAR – USP/SP

A Universidade Eberhard Karls Universität Tübingen sediou a 20ª Conferência Bianual da ISHR - International Society for The History of Rhetoric. Com o tema Rhetoric Across Cultures, a Conferência reuniu, na cidade de Tübingen, Alemanha, expositores dos mais diversos países.

Boas-vindas/objetivo:

As palavras de boas-vindas do então Presidente da ISHR, Manfred Kraus, expressaram aos participantes o objetivo da Conferência, que, de forma sumária, englobaria a compreensão do conceito de culturas no sentido mais amplo e, ainda, a investigação do papel da retórica não somente em relação sincrônica entre as várias culturas nacionais, étnicas, sociais ou intelectuais, mas, igualmente, nas relações entre a diacronia de culturas mais antigas e contemporâneas. Além disso, visava à exploração “supracultural” de conceitos antropológicos de retórica ou de outros tópicos relacionados.

Participantes do Gerar:

A Coordenadora do GERAR, Professora Dra. Lineide Salvador Mosca, apresentou trabalho intitulado “Conflict and tension: the discursive dissonance at the UN. Two political trajectories: confrontation and conciliation stages/L´espace rhétorique de la confrontation: le désaccord à l´ONU” na sessão “Crisis, Conflict and Apology”. Na mesa “Rhetoric in St. Augustine”, Emilson José Bento, doutorando USP, sob coordenação da Profa Lineide Salvador Mosca, falou sobre “La justification de l´emploi de la violence par l´Empire dans la controverse d´Augustin d´Hippone contre le mouvement Donatiste.  Cleonice Men da Silva Ramos, doutora pela Universidade de São Paulo, sob orientadora da coordenadora do GERAR, expôs na mesa “Transcultural Argument Types” o trabalho “Appeal to Authority: Core Argument in the Printed Magazines of the Business World”.

Conferências/palestras plenárias:

O evento contou com quatro palestras plenárias, de temas muito pertinentes. Uma foi proferida na abertura da cerimônia e três encerraram as exposições simultâneas diárias.

A Conferência de abertura foi realizada pelo Prof. Dr. Karlheinz Töchterle – Professor of Latin, Member of the Austrian Parliament, former Austrian Federal Minister of Science and Research and former Rector of Innsbruck University, Austria. Dissertando sobre “The Narrative of the Decline of Rhetoric between Ancient and Modern Topoi”, o conferencista discute a adequação do tópos para a análise da relação entre as formas de governo e a prosperidade da retórica, procurando ainda reavaliar o ponto de vista do mundo moderno atrelado às suas próprias experiências políticas nos poderes executivo e legislativo do governo.

O Professor Yameng Liu – Professor of English at Fujian Normal University, Fuzhou, Fujian, China, cuja palestra intitulada “Fu (服/Submission), Adherence, Consent: A Mutually Illuminating Interplay among Three Terms” tratou de discursar sobre o conceito central "Shuofu”, que, no equivalente chinês poderia, a princípio, ser considerado "persuasão". O professor cita que “Shuofu” denota tanto os meios como o resultado (em vez de apenas o objetivo) de persuadir. Pondera o palestrante sobre esse conceito com as noções de “consentimento” de Habermas e de "adesão" de Perelman.

A Professora Margaret E. Mullett OBE – Director of Byzantine Studies at Dumbarton Oaks Research Library and Collection, Washington DC, USA, proferiu a palestra “Managing Emotion in the Byzantine Twelfth Century: Rhetoric across Cultures”, tratando de esclarecer que uma visão sobre a gestão da emoção pode levar a compreender melhor a retórica. No que se refere ao Bizantino do século XII, mencionou a respeito do conjunto de discursos práticos, poemas e letras que respondiam às necessidades humanas da corte de forma mais geral e que, nesse material, constava a preocupação com a morte a partir dos pontos de vista de lamento, louvor e consolação. Falou sobre esses pontos específicos nos textos e de como a cultura moderna pode ser iluminada por modelos antigos e medievais. Arte, literatura e rituais, em especial, foram exploradas na exposição.

O Professor Michael J. Edwards – Professor of Greek and Head of Humanities at Roehampton University, London, UK, Vice-President of ISHR, explanou sobre “Rhetoric Across Cultures: Some Thoughts on Greek and Roman Theory and Practice”. O conferencista fez observações comparativas sobre as cinco partes da teoria retórica clássica. O foco recaiu nos trabalhos teóricos de Aristóteles, Dionísio de Halicarnasso, Cícero e Quintiliano, e como (e quanto) as ideias desses Mestres puderam refletir a prática de falar em público, em Atenas e Roma.

Eventos Especiais:

“The Speaker´s Box”:  Interessante competição entre participantes, pondo em prática habilidades retóricas.

“Presentation”:  Daniel Gietz (de Gruyter Publishers, Berlin). Historical Dictionary of Rhetoric Online - New Digital Ways of Accessing and Using a Standard Work.

“Book Exhibition”:  Apresentação de livros recentes sobre retórica de diversas editoras.

“500 years – Continuing Rhetoric in Tübingen – A Historical Exhibition”: Material disponível sobre a história do Departamento de Retórica de Tübingen.

Apreciação final do evento: Organização primorosa, com calorosa recepção aos participantes e adequado apoio técnico nas apresentações. Há que mencionar a cuidadosa divisão dos trabalhos em temas inerentes aos estudos de Retórica, o que possibilitou eleger sessões de estreitos interesses nas participações diárias. Elogiável não somente a escolha da cidade de Tübingen para o evento (bela e amigável) como também os locais para os eventos sociais. Resta-nos a afirmação final: frutífera e inesquecível nossa participação!