Prof. Dra. Márcia Mariano profere palestras na Universidade de Coimbra

A Profa. Dra. Márcia Mariano, Professora Adjunta do Departamento de Letras de Itabaiana, da Universidade Federal de Sergipe, e integrante do Gerar, esteve na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no período de 17 a 26/11. Convidada pelo Núcleo de Estudos em Ensino da FLUC, a professora proferiu, no dia 20/11, a palestra "Argumentação e Retórica na Poesia Épica: investigação e aplicações didáticas" e coordenou a oficina "A criação de heróis - leitura e produção textual", no dia 26. Nessas duas atividades, trabalhou com a dimensão retórica do herói e com as estratégias argumentativas utilizadas em sua construção na literatura de cordel e na música popular brasileira. No dia 23/11, ofereceu uma aula teórico-prática com o título "A argumentação em manuais escolares de português", em que os estudos da retórica e da argumentação serviram de base para a análise de atividades argumentativas presentes em livros didáticos brasileiros e portugueses. A professora teve ainda dois encontros com o pesquisador Rui Grácio e intensas atividades na FLUC, como visitas técnicas, reuniões e encontros com professores, coordenadores de centros e de departamentos, supervisores e coordenadores de estágio e com o diretor da Biblioteca Central, Prof. José Bernardes, do Centro de Literatura Portuguesa.