VII Jornada: Retórica e Educação: a argumentação como instrumento do pensar e do agir

 

O Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação (GERAR), coordenado pela Prof. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca, tem a alegria de convidá-lo (a) para sua VII Jornada, ocasião em que se encontrarão pesquisadores que concentram o foco de sua pesquisa na relação indissociável existente entre Educação e Retórica. Como afirma Perelman, a Retórica foi considerada, durante séculos, “o coroamento da educação grega”. Para ele “a própria concepção que se fez de educação e dos problemas que ela coloca, pode ser iluminada com uma nova luz, através do ponto de vista retórico. Este ponto de vista é primordial para toda pessoa que reflete por um momento sobre o que se propõe o educador: ele tem como objetivo a formação do espírito e do caráter e, na medida em que sua influência não é exercida pela coerção, mas pela persuasão, não pode ignorar as técnicas argumentativas que tendem a fazer admitir as teses que são propostas ao assentimento dos ouvintes” (PERELMAN, Éducation et Rhétorique, in: Revue Belge de Psychologie et de Pédagogie, 1952, p. 129-130).

 

Programação.

 

I​nscrições aqui.

 

 

 

 

 

Data de atualização