III SEDIAR – Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação

Por Prof. Dr. Paulo Proença

Realizado em Aracaju (SE), na UFS-Universidade Federal de Sergipe, de 30 de maio a 3 de julho deste ano, o III SEDIAR sinaliza a pujança dos estudos sobre Retórica e Argumentação e seus desdobramentos em ciências afins, com números significativos e motivadores:  10 minicursos, 345 comunicações; 70 preletores, 79 alunos de graduação, 246 de pós-graduação e 320 ouvintes; no total, participaram do evento 1022 pessoas, que representam 124 diferentes instituições distribuídas em 22 estados brasileiros e cinco diferentes países. O Seminário Internacional contou com apoio da CAPES e da Secretaria de Educação de Sergipe.

A coordenação geral do evento esteve a cargo de Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Geralda de Oliveira Santos Lima (ambas da Universidade Federal de Sergipe) e Eduardo Lopes Piris, da Universidade Estadual de Santa Cruz. Eduardo e Isabel são filhos do GERAR-Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação, da Universidade de São Paulo, pelo fato de terem sido orientados pela coordenadora do Grupo, Profa. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca. O primeiro SEDIAR foi realizado em 2012 na cidade de Ilhéus, na UESC (BA); o segundo, no ano de 2014, em Belo Horizonte, na UFMG. O seminário reúne pesquisadores (professores e estudantes) do Brasil e do exterior.

O evento ocorreu em duas partes: os dois primeiros dias (30 e 31 de maio) foram dedicados à realização de dez minicursos que contemplaram diversos enfoques temáticos e teóricos; entre os dias 1º de junho e 3 de junho, a programação contemplou palestras, mesas redondas, grupos temáticos e comunicações livres.

Nos minicursos oferecidos atuaram professores consagrados do Brasil e do exterior: Ruth Amossy (Universidade de Tel Aviv (Israel) ministrou o curso intitulado “Ce que la Nouvelle rhétorique de C. Perelman apporte aux sciences du langage”.  Rui Alexandre Grácio, do Instituto Nova Filosofia, de Coimbra (Portugal), ficou encarregado do minicurso “A argumentação na interação”.  María Alejandra Vitale, da Universidade de Buenos Aires apresentou o minicurso “Discurso ditatorial na imprensa escrita”. Além destes três, outros sete foram oferecidos e comtemplaram temas diversos e interessantes; dentre eles, mereceu destaque o relativo à convergência da argumentação com estas áreas: educação, midia e oralidade. Os outros professores que ministraram minicursos são estes: Maria do Rosário Gregolin (Unesp), Selma Leitão (UFPE), Zilda Gaspar Oliveira de Aquino (USP), Vanda Maria da Silva Elias (UFC), Soraya Maria Romano Pacífico (USP), Fabiana Claudia Viana Borges (Centro Universitário Moura Lacerda), Grenissa Bonvino Stafuzza (UFG) e Rosalice Botelho Pinto (Universidade Nova de Lisboa).

Para as conferências e mesas-redondas foram convidados pesquisadores consagrados nas respectivas áreas, com destaque acadêmico e publicação farta e diferenciada. A conferência inicial foi proferida pela Profa. Ruth Amossy, da Universidade de Tel Aviv e teve por título “La ‘guerre civile’ en France? Un débat polémique contemporain”, com mediação da Profa. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca (USP), coordenadora do GERAR-Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação. O prof. Rui Grácio, do Instituto Nova Filosofia (Portugal), proferiu esta conferência também na manhã do dia primeiro de junho: “Um espelho da liberdade: Uma imagem argumentativa do pensamento”. Estes foram outros conferencistas, com o respectivo título das apresentações: Mónica Zoppi-Fontana (UNICAMP): “Argumentação, discurso digital e modos de dizer”; María Alejandra Vitale (Univ. de Buenos Aires): “Fidel Castro y el elogio del Che Guevara”; Carlos Piovezani (UFSCar): “Discursos sobre a fala e a escuta populares: Da Retórica antiga à mídia contemporânea”.

A Profa. Lineide do Lago Salvador Mosca, do GERAR-USP participou da mesa redonda que discutiu a interdisciplinaridade nos estudos sobre discurso e argumentação; ela discorreu sobre “Fronteiras e limites da interdisciplinaridade: confluências da argumentação”; completam a lista de participantes de mesas redondas: Grenissa Bonvino Stafuzza (UFG); André Luís Mitidieri (UESC); Zilda Gaspar de Oliveira Aquino (USP); Vanda ​Maria da Silva Elias (UFC); Paulo Roberto Gonçalves Segundo (USP); Marcus Eugênio Oliveira Lima (UFS).

Os grupos temáticos e as comunicações livres tiveram ampla diversidade temática, o que realça a versatilidade dos estudos discursivos; isso se explica porque a argumentação e a retórica são praticamente onipresentes nas interações humanas.

No final da tarde do dia 2 de junho houve lançamento de livros dos participantes; na ocasião foi lançado o número especial da revista eletrônica EID&A (Estudos Integrados do Discurso e da Argumentação), em coedição e colaboração do grupo ADARR, coordenado pela Profa. Ruth Amossy; ela e Moisés Olímpio coordenam esse número especial de EID&A-ADARR, que pode ser lido neste endereço eletrônico: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/issue/view/98.

Além da Profa. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca, o GERAR esteve representado por Adriano Dantas de Oliveira, Paulo Sérgio de Proença, João Men e Maria Helena Cruz Pistori.  Os dois primeiros apresentaram comunicações.

A conferência final foi proferida pelo também professor da USP José Luiz Fiorin, sobre “A sacralização da Política”; o preletor destacou a assunção de características do discurso religioso pelo político.

O III SEDIAR, no conjunto das atividades realizadas, foi indispensável reforço à disseminação e aperfeiçoamento dos estudos discursivos, na academia brasileira e internacional.

O próximo, o IV SEDIAR, será realizado em Buenos Aries, Argentina, na Universidade de Buenos Aires, em data de 2018 a ser confirmada. O sucesso e os números impressionantes do III SEDIAR criam expectativas favoráveis e estimulantes. Até Buenos Aires! Bueno IV Sediar!