Josely Teixeira Carlos apresentou sua sua tese na Université Paris-Ouest Nanterre La Défense - Paris França

Josely Teixeira Carlos apresentou sua  sua tese na Université Paris-Ouest Nanterre La Défense - Paris França, Prédio das Línguas (V), no dia 13 de fevereiro de 2014, conforme o resumo:

RENCONTRES BRESILIENNES DE NANTERRE PROGRAMME 2015 - ENCONTROS BRASILEIROS DE NANTERRE PROGRAMAÇÃO 2015

A professora Dra. Josely Teixeira Carlos, membro do Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação (Universidade de São Paulo) e do Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le monde LUSophone (Université Paris Ouest Nanterre La Défense), apresentou no dia 13 de fevereiro na Universidade Paris X, na França, a  conferência A música brasileira de Noel Rosa a Raul Seixas: panorama de polêmicas. O objetivo da conferência foi contextualizar as relações de confronto dentro da esfera da música brasileira ou do discurso verbomusical brasileiro, na qual a pesquisadora defende que a polêmica pode ser classificada como um elemento constitutivo do gênero canção desde o início do século XX. Carlos observa que segundo a definição de Kerbrat-Orecchioni (1980, p. 07), o discurso polêmico objetiva “desacreditar o adversário e o seu discurso”, sendo “um discurso desqualificador” que utiliza “todo um arsenal de procedimentos retóricos e argumentativos para atacar o seu alvo”. Na apresentação, serão abordadas algumas disputas célebres na música brasileira que concretizam esse movimento polêmico, como por exemplo a discussão entre os compositores Noel Rosa e Wilson Baptista; a briga entre o compositor Herivelto Martins e a intérprete Dalva de Oliveira; a rivalidade entre as cantoras Emilinha Borba e Marlene e entre os cantores Roberto Carlos e Paulo Sérgio; e a batalha musical entre os compositores cantores Caetano Veloso e Lobão, e entre Caetano Veloso e Raul Seixas.

Agência AUN publica matéria sobre tese de Josely Teixeira Carlos (matéria completa na rolagem da página)