Relato sobre a VIII Jornada do Gerar - por Antonio Henriques

O apreço e afeição aos estudos retóricos estão consubstanciados nas Jornadas do GERAR, grupo coordenado pela Profa Dra Lineide Salvador Mosca, da Universidade de São Paulo.

A segunda Jornada de 2016 ocorreu no Mosteiro São Bento, à sombra do venerável Patriarca, cujos discípulos nos acolheram no vetusto teatro, o primeiro de São Paulo, consoante as palavras de um de seus monges, em sua recepção ao evento, que ocorreu em 18 de outubro das 9h às 17h30, tendo como tema as “Relações da Retórica com os meios de comunicação: o discurso da Mídia”.

A coordenadora do GERAR fez a apresentação de abertura de forma clara e enxuta, salientando a importância da Retórica na área da Comunicação. Informou, a seguir, como seria o desenvolvimento da Jornada, ou seja, a sua programação, a ser constituída por duas conferências, uma pela manhã e outra à tarde, além de duas mesas-redondas, cada uma com três participantes convidados, de universidades distintas (FGV, UNIFRAN, UNIOESTE/PARANÁ, FATEC, ECA/USP, FFLCH/USP). Veja-se a programação no cartaz deste site que antecede esta matéria. A coordenadora do evento agradeceu a presença desses convidados, assim como do público ali presente.

Para encerrar, lembro-me das palavras de Castro Alves ao dizer que é bendito quem semeia livros e, quanto a nós, podemos considerar bendito quem semeia os postulados da retórica que, de muitas e variadas formas, busca construir pontes, por intermédio da argumentação colaborativa, intervindo em conflitos que podem obstruir como verdadeiros muros, instalando as mais rudes formas de violência.

Merecem elogios os idealizadores e os promotores do GERAR por sua sintonia com o mundo atual e por confiarem no poder da palavra, como forma de entendimento, em substituição à força e agressão de outra natureza.