O caso samarco: um mar de lama ou de emoções?
Por Daniela Lasso de La Vega
Pesquisadora analisou a comunicação organizacional e efeitos pathêmicos do discurso
No dia 30 de junho do corrente ano, sexta-feira, realizou-se a defesa de mestrado de Bárbara Miano, intitulada: “Comunicação organizacional e efeitos pathêmicos do discurso. Caso Samarco: Um mar de lama ou de emoções?”.
Com a presença dos arguidores: Prof. Dra Lineide do Lago Salvador Mosca(FFLCH/USP), Prof. Dr. Eneus Trindade Barreto Filho - ECA/USP e Prof. Dr. Rudimar Baldissera - UFRGS com a mediação e orientação do Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias. A pesquisadora Bárbara Miano se concentrou nas interfaces sociais da comunicação e teve como linha de pesquisa as políticas e estratégias de comunicação.
Durante a defesa Bárbara Miano discorreu sobre a problemática de como os efeitos pathêmicos do discurso são utilizados por organizações envolvidas em caso de acidentes marcantes, como estratégia de neutralização de danos de imagem e reputação. Como resultado final a banca examinadora declarou a estudante aprovada com mérito e convidada para realizar seu doutorado com seu orientador Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias.