2012

2012

DOUTORADO

Moisés Olímpio Ferreira - A arte retórica nos discursos do apóstolo Paulo. As estratégias de convencimento e persuasão frente à diversidade de auditórios.

Data da Defesa: 23.02.2012

Orientador: Mosca, Lineide do Lago Salvador; Murachco, Henrique Graciano - (Coorientador) 

Banca examinadora: Mosca, Lineide do Lago Salvador (Presidente); Brandao, Jacyntho Jose Lins; Campos, Leonildo Silveira; Lopes, Ivã Carlos; Seabra Filho, Jose Rodrigues

 

Resumo

A presente tese visa a apresentar uma análise dos procedimentos retórico argumentativos empregados pelo apóstolo Paulo em suas epístolas, a saber:  Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1 Tessalonicenses e Filemon. Todas as consultas que lhes foram feitas basearam-se nos textos gregos, o que permitiu, o quanto possível, uma maior proximidade dos discursos originais, sempre levando em conta as suas condições de produção, sobretudo no que diz respeito à construção da imagem do orador, aos diferentes auditórios e aos mecanismos de convencimento e de persuasão. Os objetivos da presente análise são contribuir para o desenvolvimento dos estudos das indissociáveis noções de êthos, páthos e lógos, em suas funções argumentativas em discursos religiosos antigos, e colaborar para a incrementação da competência retórica de leitura desse gênero textual. Tendo como teorias de base a Retórica de Aristóteles e a Nova Retórica de Chaïm Perelman e seus sucessores, o exame do corpus paulinum põe em evidência a relação discursiva entre orador e auditório e as necessárias adaptações e estratégias discursivas dela decorrentes. De maneira complementar, com o auxílio de teorias semióticas, analisa-se também os discursos paulinos registrados por Lucas em Atos dos Apóstolos, fonte que, embora seja alvo das mais polêmicas discussões a respeito da credibilidade de seu teor, ainda mantém o seu grau relativo de importância para esta pesquisa, em função dos relatos discursivos que Paulo teria feito em suas viagens missionárias.